A ansiedade da família para as comemorações

A odisséia da família com a preparação das comemorações do aniversário de 80 anos do Padre José que, durante meses, mobilizou irmãs e irmãos de várias partes do Brasil

ANIVERSÁRIO 80 ANOS

Familia Silva

6/6/20255 min read

Graças a nosso bom Deus, Senhor de nossos dias, o ano de 2025 para nossa família será definitivamente lembrado pelo advento dos 80 anos de vida e 50 anos de sacerdócio de nosso primogênito, Padre José de Oliveira.

Assim que as luzes que anunciavam o renascer de um Ano Novo se apagaram, o tempo ficou mais lento e, a perspectiva do reencontro da família em torno de nosso irmão querido, se tornou paradoxalmente mais distante, os dias mais longos e a data de 02 de junho nos parecia, cada vez mais, entregue aos caprichos da posteridade.

A ANSIEDADE DA FAMÍLIA PARA A CELEBRAÇÃO DOS 80 ANOS

A ansiedade pelas comemorações provocou um alvoroço no seio de toda família, e a expectativa, de tão tamanha, se estendeu aos amigos e a todos os que, de alguma forma, tiveram contato com essa Pessoa humana única em todos os aspectos, e toda a tensão preliminar se transformou em um marco indescritível.

Irmãos, cunhados, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, todos, dentro de suas possibilidades, se planejando para participar das celebrações que se dariam na cidade de Goiânia, encravada no centro-oeste de nosso Brasil continental. Nem todos conseguiram ir, mas todos os segmentos da família foram representados.

Família dispersa geograficamente, a localização do evento, por si só seria um ofensor para a participação da maioria dos irmãos nas comemorações do aniversário de nosso Padrinho, como é intimamente titulado o Padre José, no seio familiar.

Com a proximidade das celebrações da data de seu aniversário em 02 de junho, a tensão e ansiedade se multiplicavam e, mesmo que já tenhamos experienciado emoção similar por ocasião de seus 70 anos, momento no qual também nos unimos para uma grandiosa comemoração na cidade de Santos em São Paulo - que é objeto de outro artigo do blog - tudo nos pareceu novo novamente, e repleto de significados.

O CONVITE

A hilária finalização do formato final do convite merece um destaque a parte. Idas e vindas para a conclusão do texto, vírgulas, acentos, conteúdos e imagens em uma eterna discussão para conclusão do layout.

Lidar com o perfeccionismo da Gislene, o pragmatismo da Regina e a serenidade do Padre José foi um exercício de resiliência. Formato, cores, dimensionamento, tudo foi motivo de longas conversas até que se chegou a um consenso, não pela consensualidade, mas porque já não havia mais tempo de postergar.

Ao final, restou o que de fato era importante: O agradecimento a Deus e aos convidados por abrilhantar os 80 anos de nosso querido Padre José de Oliveira.

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

Nossa caçula Gislene, organizadora e mestre cerimonial, junto com a Luzia, quarta mulher na hierarquia etária da família, responsável pelo planejamento financeiro, capitanearam o epicentro da tensão, compreensível pelo papel crucial que desempenharam na preparação do evento.

Luzia nas cobranças insistentes aos irmãos pelo aporte mensal de recursos para pagamento da provisão das despesas, sempre transitando em uma linha tênue entre a sutileza e a aperreação (como se diz no Nordeste), compensadas, integralmente pela alegria do Propósito, da responsabilidade pela entrega e da tenacidade exigível na missão.

E a Gislene… bem a Gislene, irrequieta, intensa, pura energia, mais do que nunca exercitando a sua natural inquietação e inatacável perfeccionismo. O que dirá então, na liderança operacional de tamanho acontecimento…

Sim, o que tínhamos pela frente era um Acontecimento!

O que estávamos nos preparando para comemorar era a expressão literal, traduzida na trajetória de nosso primeiro irmão, do verdadeiro significado do que ele próprio definiu como Paixão pela Vida!

E mesmo, com ambas as irmãs, de grande experiência de gestão, a insistente ansiedade se sobrepunha à razão, e as perguntas não encontravam eco com respostas definitivas, em quaisquer dos quesitos:

O convite está correto? O voo vai atrasar? o orçamento será suficiente? O buffet vai ser bom? Quantos convidados vão confirmar? Vai chover no dia? A gráfica vai entregar o material? Vou gaguejar para rezar a primeira leitura? Que roupa usar? Vai faltar comida? Vinho, sim ou não? Qual playlist?

Mesmo com todas as perguntas não respondidas, com as bênçãos de Jesus, o grande momento finalmente chegou.

As inseparáveis Gislene e Regina de Santos/SP, a diligente Luzia com o esposo Justino e o netinho Pedrinho de Guarujá/SP, a pastora primeira sobrinha, Gisele de Mato Grosso do Sul, o irmão Francisco de Catanduva/SP, e Antonio com a esposa Helena de Recife/PE partiram para Goiânia/GO, naquele que se tornaria um dos momentos mais especiais de nossa família, juntinhos de nosso querido Padre Padrinho José de Oliveira nas comemorações de seus (nossos) 80 anos de Vida.

O GRANDE DIA

No grande dia, as atenções dos membros da família presentes no Seminário Santa Cruz se voltam, agora não mais para o principal protagonista da cerimônia, Padre José de Oliveira, merecidamente seduzido e entregue a toda aquela atmosfera feita para ele.

Estávamos voltados, agora, totalmente para a coordenadora do evento, nossa caçula, irrequieta, intensa, perfeccionista irmã Gislene, no auge de seu mais alto grau de exigência.

Gislene na manhã do dia 02 de junho, dia do aniversário do Padre José, era o centro de nossas atenções e cuidados. Ela transpirava energia contida prestes a explodir como um vulcão, mas com absoluto controle de cada detalhe, que lhe custou noites em claro, lágrimas em profusão, nervos à flor da pele, sorrisos tensos, olhares atentos a tudo e a todos.

Assumiu virtualmente o cockpit de um pseudo helicóptero e dali, definiu atribuições, observou e diligenciou, cada detalhe, com visão panorâmica: a recepção dos convidados, a decoração, os músicos, a programação de horários, a playlist, o buffet, a expressão dos convidados, a disposição das mesas, a limpeza do ambiente, nada fugia ao seu controle.

Nada fugia a seu olhar cirúrgico. Estava absolutamente energizada e envolta em um outro plano que, depois nos confidenciou, estava compenetrada, a serviço de Deus, totalmente comprometida na liderança de um evento que marcaria a todos os presentes, em especial seu primeiro irmão, o principal protagonista.

E A ANSIEDADE SE TRANSFORMOU EM ALEGRIA

Ao se permitir saborear, sem culpa, duas porções de um delicioso petit gateau, não antes de uma oração de agradecimento a Deus, Gislene amparada pela irmã Luzia e demais irmãos baixou a tensão represada há meses, e comemorou a alegria da missão cumprida.

E assim foi, mas a ansiedade e tensão se ressignificam…Porque 2035 está logo ali, há 10 passos do agora, querido irmão Padrinho.

E novamente: O convite estará correto? O voo irá atrasar? O buffet vai ser bom? Quantos convidados vão confirmar? Vai chover no dia? A gráfica vai entregar o material? Vou gaguejar para rezar a primeira leitura? Que roupa usar? Vai faltar comida? Vinho, sim ou não? Qual playlist?

Por: Família Silva