Missa e Festa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A calorosa recepção da comunidade local, a Missa e a festa em homenagem ao aniversário de 80 anos do Padre José de Oliveira na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Goiânia

ANIVERSÁRIO 80 ANOS

Família Silva

6/10/20254 min read

A MISSA NA IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Logo quando de nossa chegada no início da noite, encontramos a Igreja completamente lotada de fiéis e nos surpreendeu alegremente a quantidade imensa de crianças e adolescentes presentes.

A Missa em exaltação à Ascensão do Nosso Senhor Jesus Cristo presidida pelo Padre Guilherme foi um dos pontos altos e já sinalizava, inequivocamente, o que nos reservaram neste magnífico fim de semana de comemorações do aniversário de 80 anos.

A atmosfera na Igreja e entre os fiéis era de muita alegria, e até de curiosidade com muitos olhares em direção a nós, irmãos, cunhados e sobrinhos do Padre José. O Padre Guilherme fez questão de nos chamar a todos à frente e nos apresentar, como a família do Padre José de Oliveira. Nos sentimos muito honrados e orgulhosos com tamanha gentileza e generosidade.

Na Homilia, o Padre Guilherme com sua voz pausada e firme, e em gesto de imenso carinho, discursou emotivamente sobre suas percepções em relação ao Padre José, enaltecendo como sua principal qualidade, dentre outras: “a sensação de Paz que proporciona a mim e a comunidade, com sua personalidade tranquila, singela, doadora e verdadeiramente cristã quando adentra em nossa Igreja”.

E isso sedimentou um axioma: Deus conversa conosco de forma, para nós incompreensível:

Pois bem… No sábado, 31 de maio, dia imediatamente anterior à Missa com Padre Guilherme na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu o nosso tradicional “Encontro de Família", que realizamos desde o período da pandemia.

Pela dispersão geográfica, adotamos à época, lá nos idos de 2020, o formato online para nos reunirmos e, desde então, nos encontramos impreterivelmente, entre irmãos, todo último sábado de cada mês, sob a liderança do Padre José.

A dinâmica de nossos encontros pressupõe a oração individual de um texto bíblico, selecionado e disponibilizado antecipadamente a todos, pelo Padre José e que, no dia da reunião, cada membro da família expõe como Jesus falou durante o mês, com cada um através do texto, inclusive, à luz de nossa realidade terrena quotidiana. É sempre uma benção nossos sábados de “Encontro de Família” e sim, recomendamos a todas as famílias, independentemente do formato.

Para aquele sábado, especificamente, dia 31 de maio, o texto bíblico selecionado pelo Padre José foi João 14,23-29, e invariavelmente, cada versículo sob oração, desperta a atenção de cada um aleatoriamente. E via de regra, são abordados versículos diferentes, por cada um dos irmãos de nossa família.

Sim, Deus conversa conosco de forma, para nós incompreensível:

Naquele sábado, anterior a Homilia do Padre Guilherme, a abordagem de todos os irmãos, pela primeira vez, em uníssono, foi um único versículo: João 14:27: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”.

E foi também pela primeira vez, desde 2020, que nosso “Encontro de Família” aconteceu, em reunião presencial, quando estávamos confortavelmente hospedados, por gentileza do Arcebispo Dom João Justino, no Seminário São João Paulo II, em Goiânia. Ali abordamos, calorosamente, essa belíssima mensagem de Deus, e rezamos pela Paz na família e pela Paz no nosso mundo, cada dia mais, em efervescente ebulição, em todas as esferas.

Não por acaso, mas certamente pela incompreensível lógica divina, o Padre Guilherme, na Missa de Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, por um longo período em sua Homilia, enfaticamente enalteceu a sensação de Paz que o Padre José de Oliveira proporciona a ele e a comunidade, quando de sua presença.

Deus abençoe a todos e abençoe o Padre Guilherme que, pela Fé que não precisa de explicação, se conectou com nosso particular “Encontro de Família” através da Palavra!

Outro momento de muita emoção aconteceu ao final da celebração da Missa, quando não menos menos 20 crianças subiram ao altar cantando a canção do Padre Zezinho “Amar como Jesus amou” e abraçaram efusivamente o Padre José de Oliveira em um gesto de imenso desprendimento e carinho que impactou a todos.

Foi tudo muito bonito. Gratidão! É o que devemos à comunidade da Igreja de Nossa Senhora Aparecida!

A FESTA NA IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A festa de comemoração aos 80 anos do Padre José foi coordenada pelo seminarista Henrique, da mesma Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Aliás, Henrique há meses alinhava com a Gislene, coordenadora de eventos de nossa família, sobre os detalhes da festa que pretendia oferecer ao nosso irmão querido. E foi magnífico.

O evento aconteceu nos espaços contíguos à Igreja, logo após o término da Missa e praticamente toda a comunidade religiosa ali presente participou da maravilhosa festa, com direito a um delicioso jantar seguido de sobremesas e alegria contagiante.

Àquela altura, já estávamos completamente integrados com todos e, mesmo assim, o seminarista Henrique e o Padre Guilherme faziam de tudo para que nos sentíssemos acolhidos e à vontade no ambiente.

O momento de cantar o “Parabéns a você” ao Padre José foi singular. A forma calorosa com que os fiéis e amigos o abraçaram foi emocionante e demonstrou o carinho que devotam a ele e, de novo, com tão pouco tempo de convivência na comunidade.

Restou ainda, ao final, marcas de bolo de aniversário na face evidenciando a alegria e descontração de todos com aquele momento tão especial. E ainda sobrou tempo para autografar seu livro “Paixão pela Vida” a muitos que adquiriram um exemplar, ali mesmo na festa de 80 anos de vida desta pessoa ímpar.

Feliz aniversário Padre José de Oliveira.

Por: Família Silva

Na véspera do aniversário, no dia primeiro de junho, tivemos o privilégio de conhecer a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia/GO, Casa Pastoral na qual o Padre José de Oliveira divide com o Padre Guilherme desde fevereiro de 2025.

Para nós da família, que pela primeira vez participamos da Liturgia naquele templo, foi de imensa alegria testemunhar o acolhimento, carinho, zelo e cuidado de toda a comunidade cristã para com nosso irmão querido, e por extensão para conosco, seus familiares, e aqui, deixamos registrado nosso singelo e sincero agradecimento.