O dia em que chamamos Hoje!

Eis o nosso tempo, mas que tempo? O tempo de ver e de rever, de fazer memória, de pensar no que foi feito ontem, e de realizar o que for possível no presente, pois, este é o nosso tempo, tempo para olhar o que será feito amanhã, quando a manhã se tornar hoje.

ARTIGO

José de Oliveira da Silva

10/27/20255 min read

Quem nos deu tanta energia para chegar a este dia?

Vimos o sol nascer e percorrer seu caminho e dar lugar às nuvens carregadas de água, esperando o momento certo para transformar em chuva e regar a terra.

Percebemos que depois de um certo espaço de tempo o sol desapareceu anunciando a chegada da noite.

Hoje por várias horas tocaram nossos ouvidos o barulho agradável da chuva que caía sobre a terra, regando as plantas e telhados.

Enxurrada correndo nas calçadas descendo pelas ruas em direção ao rio.

A chuva que caía nos telhados e descia cuidadosamente pelas calçadas e ruas da cidade, uma cena de rara beleza.

O sol voltou a brilhar e uma nuvem derramando água, não podíamos acreditar, mas fomos ver de perto, ainda estava chovendo.

Quantos encontros agradáveis, quantos desafios vencidos

A noite chegou para valer e a chuva continuou com temperatura agradável, tão agradável que despertava o desejo de pedir seu prolongamento, não o fizemos porque acreditamos que tudo tem seu tempo e que existe uma energia que tem nas mãos a dinâmica do tempo, do espaço e dos movimentos.

É a graça do Eterno fecundando a Natureza, a obra de suas mãos, que nos enche de alegria quando olhamos e percebemos todos estes movimentos e entre os quais nos encontramos.

Em meio às alegria e tristezas, ele vai semeando e cultivando no coração humano desejo de que depois da noite venha um outro dia.

Em meio a tantas coisas que este dia nos ofereceu, se faz presente a esperança de ver chegar um novo dia

O que queremos e pedimos é que conserve em nós a esperança de um novo amanhecer, e nos dê força para que prepare para caminharmos na comunhão com aqueles, de ontem e de hoje que marcham em busca de novas realizações.

Sentimos ainda a necessidade de nos projetarmos para viver um novo dia se assim formos chamados a viver.

A chuva serena e calma nos recorda aquele dia que sem sabermos o que estava acontecendo, uma água viva nos tocou, palavras tocaram nossos ouvidos, uma força foi nos conduzindo e nos despertando para participarmos de ações que foram nos dando identidade de um ser vivente e humano.

Quantas perguntas ao longo do caminho, quantas incertezas, mais luzes e vozes se fizeram presente impulsionando nosso agir.

Pouco a pouco fomos tomando consciência de nossas limitações e de nossas possibilidades e movidos por forças que nos estimulavam a dar novos passos e chegamos ao dia em que chamamos hoje na certeza de que outro dia virá.

Aquecidos e alimentados por uma certeza de chegar a um novo dia, nesta dinâmica, somos despertados a levantar novos voos até que chegue o último dia chamado hoje.

E assim vamos caminhando em direção a um novo amanhecer anunciando que um outro tempo está chegando.

Dentro do possível cultive na memória a sua, a nossa história, ela é importante, é parte da grande história.

Sonhe com o amanhã, contudo esteja atento ao que deve fazer hoje, pois, hoje é o espaço que temos para viver, para servir e para amar, para contemplar a natureza com sua beleza, sua diversidade incomparável.

Hoje é o tempo que temos para sonhar e para materializar sonhos e manter viva a utopia de ser e deixar ser.

Hoje é o dia que nos foi dado de presente para enviar e responder mensagem pelo WhatsApp, pelo Facebook, pelo Instagram, e registrar no Blogue, enfim por todos os meios de comunicação disponíveis, para usar com criatividade e bom senso, para encontrar e deixar ser encontrado.

Nem ontem nem amanhã, mas hoje.

Hoje é dia da tristeza e da alegria, é dia de acolher, de abençoar e de deixar ser abraçado por quem vem ao nosso encontro.

Deixar ser encontrado e acolhido por quem vem até nós, seja prudente, mas não tenha medo de ser visto.

Hoje é o dia de sair e ir em busca do que nos faz mais amável, realizado e feliz.

O espaço do abraço

Abraça a uma pessoa, a uma causa, a vida.

Então não deixe de abraçar, de estimular e criar possibilidade para o abraço que revela o acolhimento e o sentido da vida

Abraça e admira a natureza como lugar da revelação do amor, lugar de encontro e do encontro com seu “eu” com o nosso "eu".

Hoje é o tempo para celebrar a vida, só e somente hoje você pode celebrar aquele acontecimento marcante que deu sentido a sua vida, não deixe para amanhã, pois, amanhã pode ser que seja tarde demais.

Hoje é o dia de fazer memória daquele evento, que marcou sua vida, que te consagrou na história com uma marca, que te qualificou como sujeito na sociedade.

Hoje é o tempo que nos foi dado para louvar e agradecer, para reconciliar com irmão e com a natureza, para sentir amado e para amar.

Hoje é o dia que nos foi dado de presente para abrir o coração, a mente para o novo, para mergulhar no passado sem ficar preso nele.

Portanto, não fique escravo de seus pensamentos ou lembranças, libere seu eu para sonhar e voar e se for necessário, se esforce para ultrapassar as linhas dos horizontes e alcançar o infinito.

Mas porque hoje?

Porque só hoje sou chamado a responder aquele apelo mais ardente e inquietante que toca o mais profundo da consciência.

Hoje não é o dia para a rotina, para a mesma coisa, mas para fazer novas e de maneira criativa o que sempre fizemos e para abraçar aquela nova experiência e oportunidade que aparecer e realizar de tal modo que exprima todo seu envolvimento com a vida.

O sol se foi e a noite chegou

O sol se foi e a noite chegou anunciando a proximidade de novo dia.

O Sol realizou sua trajetória, entre nós foi tudo muito rápido, para uns não foi possível realizar tudo o que devia fazer, para outros o dia foi longo demais.

E assim se foi o dia, um espaço contado de vinte e quatro horas, com tarefas rotineiras e espaço para a criatividade e como disse alguém no fim do dia: hoje foi um dia de muito trabalho, tivemos que fazer hora extra.

Por: Pe. José de Oliveira da Silva

Hoje, mais um dia, mais uma vez, não, hoje é único, o dia que nos foi dado para sentir que sonhos mais profundos se tornaram realidade e o que parecia periférico de muitos modos foram transformados em realidade.

Muitos nos desejaram um dia feliz e este dia chegou, pois, este é o tempo para ser feliz, hoje.

Vimos alegria na expressão oral de uma aniversariante, mãe e avó felizes e radiantes, aí, nos perguntávamos quem lhes deu força e motivo para tanta alegria?