O planejamento para as homenagens
Os preparativos para as comemorações começaram no início de 2024. Fazer um evento que refletisse sua Paixão pela Vida, seu carinho pela comunidade e sua dedicação ao outro era a Missão.
ANIVERSÁRIO 80 ANOS
José de Oliveira da Silva
6/4/20253 min read


Nos nossos encontros mensais no Grupo de Gálatas, berço de toda a epopéia das comemorações do aniversário do Padre José, a alegria, o entusiasmo e a descontração sempre estiveram presentes.
Em um desses encontros, no início de 2024, surgiu uma proposta que rapidamente todos aderiram: Celebrar os 80 anos de vida e os 50 anos de sacerdócio do Padre José.
Essa ideia foi recebida com muito entusiasmo pela família, pois celebrar a vida é um princípio que permeia a existência do Padre José. Sua trajetória é repleta de ensinamentos sobre o valor de cada momento, da importância do agora e da gratidão pelas bênçãos recebidas.
Fato marcante foi nossa decisão unânime naquela data, portanto aproximadamente 18 meses antes das comemorações, de começarmos a provisionar um valor mensal para as despesas da festa, o que garantiria que o evento, de fato, se consumaria.
E além disso, outra decisão importante foi comprarmos as passagens aéreas dos membros da família, também antecipadamente, o que consolidaria nossa viagem ao encontro das comemorações do nosso querido Padrinho.
Os preparativos começaram já naquele ano. Fazer um evento que refletisse sua Paixão pela Vida, seu carinho pela comunidade e sua dedicação ao outro era a Missão das organizadoras da festa, pela família.
Logo após nossa decisão, em família, pela preparação da festa de comemoração que faríamos no Seminário Santa Cruz, nossa primeira irmã Gislene assumiu a coordenação e, ao comentar com o Seminarista Henrique, o mesmo se prontificou a também homenagear o Padre José no dia anterior ao aniversário, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, sob liderança Pastoral do Padre Guilherme.
E ambos trabalharam intensamente e juntos para que tudo fosse concatenado e muito bonito à altura do Padre e dos convidados.
Viagens São Paulo para Goiânia, reuniões, acordos, tudo seguindo um planejamento, cronograma tudo pensado e arquitetado pela organizadora com intuito de agradar os convidados e o aniversariante que por sua vez, tem bem definido o sentido da festa.
Para o Padre José festa é celebração “A festa é o reconhecimento da oportunidade bem recebida e aproveitada, memória de um acontecimento realizado no passado ou até mesmo de um futuro antecipado. Pão é símbolo do que é necessário à vida, por isso somos todos desafiados a promover a festa da partilha, da solidariedade em que o pão seja dado em resgate da vida, onde o amor seja partilhado sem ser objeto de satisfação egoística, mas um dom posto a serviço da vida.” (livro Paixão pela vida, pg 49/50
Nas homenagens, tanto no Seminário Santa Cruz quanto na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, aconteceria inicialmente a celebração da Missa de Ação de Graças e sequencialmente a festa de confraternização. A programação da festa reuniria amigos, familiares e convidados que compartilharam alguma parte de suas vidas com o Padre José.
Sabíamos que as celebrações não seriam apenas uma festa; seriam uma oportunidade de expressar nossa gratidão por tudo o que ele representou em nossas vidas e na vida de tantas outras pessoas. As comemorações deveriam ser uma verdadeira reflexão do amor, da amizade e do carinho espelhados pelo nosso irmão querido.
Não seria apenas uma homenagem; seria um convite a todos nós para refletirmos em nossas ações e a amar intensamente, aproveitando cada momento que nos é dado por Deus.
E assim o foi! E foi lindo!
Por: Família Silva
