Paixão pela Vida: O Projeto do Livro
O que a Paixão Pela vida faz, transformar o que era sonho, em realização de um evento que aconteceu de 3 a 6 de agosto de 2017 intitulado encontro de irmãos, depois de ter vencido diversas barreiras
ANIVERSÁRIO 80 ANOS
José de Oliveira da Silva
6/1/20252 min read


O que a Paixão Pela vida faz, transformar o que era sonho, em realização de um evento que aconteceu de 3 a 6 de agosto de 2017 intitulado encontro de irmãos, depois de ter vencido diversas barreiras.
Surge uma nova inquietação, como testemunhar para os outros irmãos e familiares que não puderam participar das alegrias vividas no encontro. O que dizer para os cinco irmãos que não participaram? O que dizer para os sobrinhos e sobrinhas? Disponibilizar algumas fotos? ou relatório, como não chegamos a um consenso até o final do encontro, coube a mim pensar numa solução que fosse viável.
Passado algum certo tempo comecei a olhar alguns anotações a respeito do evento e sua trajetória, revendo algumas fotos e fazendo algumas anotações, apresentei a ideia para Regina e Gislene, participantes atuantes e durante o evento e elas aprovaram a sugestão.
Enviamos as fotos a um amigo delas, que por sinal gostou das fotos, fez orçamentos, que foi aprovado, mas veio a Covid 19 e nosso projeto foi abortado involuntariamente. Tudo acabou? não, outros caminhos foram se abrindo.
Vencido o medo da crítica, da reprovação, apresentei os originais a uma Gráfica, que me indicou um leitor para fazer a revisão e o diagramador. Foi uma bela experiência.
Projeto do livro, mais do que um projeto, diria que foi a realização de um sonho, de um enfrentamento do “eu” para vencer o medo. Cada capítulo foi fruto de conversa de observação.
Quem quer fazer uma viagem, deve saber para onde vai, calcular se tem o suficiente para custear as despesas de ida e de volta, despesas com alimentação e até com a saúde.
Quando perguntei ao atendente da Gráfica pelo orçamento, ela pediu três dias para elaborar o orçamento, depois tive que fazer o orçamento do leitor, revisor, o mesmo com o diagramador, para cada um dos orçamentos, calculei um pouco a mais, e assim de meta em meta concluímos o nosso objetivo.
Creio que o próximo podemos contar com o caminho percorrido
Por: José de Oliveira da Silva
Sempre gostei de celebrar a vida, pois entendo que a vida é um dom do Criador a natureza.
Viver é uma arte, arte de administrar conflitos. Arte de viver e conviver e por isso se faz necessário embarcar numa aventura de percorrer caminho de aprendizagem do ser e do estar.
Em 2015, depois de participar de um evento em família, um novo desejo surgiu como um sonho. E quais este desejo este sonho? Realizar um encontro de irmãos, para isso foi preciso superar inúmeros desafios, enfrentar o medo de expor a ideia, a crítica, buscar as motivações fazer o exercício da da escuta, da valorização doutro com sujeito participante ativo da história, criar possibilidade de diálogo.
